sexta-feira, 8 de abril de 2011

meninas massacradas

hoje estou de luto. chocada.
procurando entender a tragédia que aconteceu ontem em realengo, rio de janeiro. um rapaz de 23 ou 24 anos invadiu uma escola e matou 12 crianças, deixando outras 13 feridas.
procurando entender também a cobertura irresponsável e sensacionalista que a mídia fez/faz do caso (ironicamente, ontem também foi o dia do jornalista brasileiro). já o chamaram de terrorista islâmico, já disseram que tinha hiv. já fizeram do caso o nosso columbine.
mas essa mídia não se lembra de um detalhe. o que ele tinha era ódio contra mulheres.
um sujeito que invade uma escola e mata meninas. sim, meninas, nas quais ele atirou para matar, tem ódio. mas não é um ódio generalizado, contra todo o mundo. wellington não atirava a esmo.
wellington escolheu as vítimas: meninas bonitas. ele mirou em suas cabeças e atirou. entre as 12 crianças mortas, 10 eram meninas.
seu ódio era contra mulheres. isso tem nome: misoginia.
pode ser que ele tivesse problemas mentais. pode ser que ele tivesse treinamento militar. pode ser que fosse religioso (pois em sua carta, ele expressa claramente o desejo de se manter puro e perdoado por deus. mas não por alá). pode ser que ele sofresse bullying na escola.
com certeza, wellington tinha uma mente carregada de imagens de violência que essa mesma mídia que faz desse caso um circo, adora divulgar.
mas, acima de tudo, ele tinha ódio.
sim, esse foi um crime de ódio. como são os crimes contra judeus, negros ou homossexuais.
um CRIME DE ÓDIO: feminicídio. é preciso dar nome aos bois.

2 comentários:

Fritélix disse...

Olá!
Legal o seu texto, mas de onde vem o ódio do cara? Um orfão, que a Mãe adotiva morreu ano passado... será que tinha ódio de mulheres, ou sentia a falta delas? A mídia nos mostra um sujeito odioso, mas eu vejo um sujeito acuado, preso na sociedade em que vivia. Achei este texto legal: http://dedodomeio.lexlilith.org/000090.html
Bjo,
Fidélis

Nina Caetano disse...

nessa estou com lola (link no texto). quando o ódio é contra mulheres, sempre se desculpa, sempre se busca a motivação... para mim, nossa sociedade está por demais acostumada a compreender, perdoar e justificar esse tipo de crime: falta, paixão, amor louco, ciúmes...
se fosse um negro ou um judeu? alguém tentaria entender a motivação do ódio?