terça-feira, 10 de novembro de 2009

a puta da faculdade


num país em que mulheres se tornam famosas pelo tamanho de suas bundas, em que "cachorras" dançam funk sem calcinha, em que gringo vem fazer "turismo sexual", em que somos ensinadas a sermos burrinhas e gostosas de rosa, muito me admira que justamente uma loira gostosa de rosa seja quase linchada na faculdade porque usava um vestido curto. queria entender o mecanismo medieval de repressão coletiva que lá se deu.
o que, efetivamente, causou tal comoção? o que leva uma "malta" de estudantes de direito (ironicamente) a saltar por cima da lei e resolver decidir pessoalmente suas questões morais?
em uma avalanche quase muçulmânica, pessoas de "ambos os sexos" agrediram verbalmente (só não chegando ao físico porque a moça foi protegida, escondida e escoltada por alguns seres humanos presentes) uma mulher que estava se vestindo de maneira considerada inadequada. por que essa moça tornou-se uma espécie de bode expiatório de todos os pecados? qual a sua "culpa"?
o panorama se agrava se juntarmos ao quadro geral outros acontecimentos: "nas últimas 24 horas, 3 mulheres foram assassinadas em crimes passionais" li em um jornal no último sábado. talvez vocês não saibam, mas tenho a mania mórbida de colecionar notícias de mortes, estupros e outras violências contra mulheres e crianças... enfim.
com isso, tenho na minha cabeça uma noção quase estatística da quantidade de mulheres que são mortas, todos os dias, nesse país. é assustador. é assustador (e meu coração quase parou de medo) o que aconteceu nessa faculdade nesse dia com geisy, a estudante que quase foi linchada por dezenas de pessoas no último fim de semana.

minha mente vertiginosa não pode deixar de imaginar que não seria exatamente uma surpresa ver, em breve, essa mesma geisy recebendo convites para posar nua... essa mesma geisy, caso tope, se tornando famosa e sendo recebida com sorrisos... não seria mesmo de se espantar (e nada mais causa espanto, como diria uma antiga música dos titãs) que essa mesma loira se tornasse famosa posando nua para uma famosa revista masculina justamente nos corredores da faculdade que a expulsou... e que ela tivesse que ser protegida, escoltada - mas não escondida, com certeza - não porque as pessoas quisessem bater nela. sendo famosa, as pessoas vão quer incomodá-la, invadi-la, possui-la. as pessoas vão querer sua foto, seu toque, seu sorriso, seu autógrafo. as pessoas vão querer se sentir, minimamente ao estar perto dela, que são famosas também. basta um toque de midas.